Coaching Education | Coaching Foco & Ação!

Coaching Education

HomeCoachingCoaching Education

Coaching Education

Eu defino o Coaching Education como a primeira Interação, primeiro contato “oficial” entre o profissional do Coaching (Coach) e de seu Cliente (Coachee).

É o momento de explicar o processo, alinhar as expectativas, definir o que se pretende com o processo, como será conduzido além de algumas orientações.

Coaching é um processo de associação entre pessoas e eleva as percepções, inspira mudanças, determina foco e motiva a ação. No mínimo duas pessoas envolvidas, o Coach (profissional com conhecimento e habilidades técnicas) e o Coachee (cliente que será provocado a ter novos e produtivos pensamentos pensamentos e atitudes).

  • O que, ao seu ver, é importante?
  • Quais são as suas perspectivas e sonhos?
  • O que é possível para você?
  • Você tem tudo que merece?
  • Que tal um processo que nos orienta para sermos o melhores que pudermos?
  • Imagine ser a pessoa que você sempre desejou ser!!

O círculo vicioso da rotina e da falta de visão do que se quer fazer só pode ser quebrado com o enfrentamento.

Perguntas como quem sou eu, por que estou aqui, por que não estou satisfeito, por que não faço o que tenho para fazer, o que realmente quero, como posso melhorar minha vida ou como posso me sentir completo.

O processo de Coaching provoca este enfrentamento através de perguntas eficazes que persistem na mente dos clientes.

Desta forma leva o cliente a um entendimento mais profundo, ajuda a conectá-los com algo que os faça sentir vivo, inspirar para um propósito.

O Coaching é um processo de realizações de metas.

Uma metodologia com conjunto de técnicas, ferramentas e conhecimentos, utilizados para descobrir soluções e acelerar o alcance de resultado (tanto profissional como pessoal).

Ajuda na clareza para definir metas, traçar plano de ação, suporte para promover mudanças e ir em busca para conquistar objetivos que o Coachee merece.

O Coaching é Foco, Ação, Resultado e Melhoria contínua.

Um suporte para promover mudanças, um poderoso meio de evolução e transformação.

É aplicado por um profissional (Coach) em parceria com o Coachee.

Esta parceria serve para promover a evolução, crescimento, performance, bem estar e aprimoramento na qualidade de vida do Coachee.

O Coach atua com as ferramentas efetivas para ajudar o seu Coachee a ter sucesso naquilo que busca, seja transmitir informação técnica ou motivacional.

Durante o processo o Coachee terá melhor percepção das suas próprias competências que já estão desenvolvidas (pontos fortes); As que devem ser desenvolvidas (pontos frágeis); e ainda há o reconhecimento daquilo que deve ser superado para que se possa avançar livre das amarras do passado.

É a adequação dessas competências que criam boas estratégias e poderão ser seguidas para o alcance das metas.

O Coaching é um processo sempre focado no presente e no futuro deixando o passado de fora deste método de trabalho.

De (auto) aprendizado contínuo.

Estimula o desenvolvimento, gera insights e crescimento.

Não tem respostas prontas.

Fortalece habilidade específicas.

É um modelo de atendimento com números de encontros pré-definidos.

As sessões são realizadas uma vez por semana durante 3 meses, Com duração média de 75 minutos.

O Coaching NÃO É:

Terapia: Funciona através de experiências emocionais problemáticas, tomando normalmente uma abordagem lenta a fim de ir descascando as camadas de emoção para desvendar e, então alterar um desconforto persistente. Trabalha com pessoas que apresentam disfunções e/ou diagnósticos de problemas ou distúrbios mentais.

Consultoria: Um consultor é um especialista em certa área. Ele é contratado para dar recomendações e apontar soluções.

Mentoring: Geralmente um funcionário com mais tempo de casa que se vale da sua experiência semelhante à de mestre e discípulo.

Aconselhamento: Designa um conjunto de práticas diversas incluindo orientar, ajudar, informar, amparar, tratar e também o ato de aconselhar.

Benefícios do Coaching:

Obter realizações pessoais e profissionais.

Ir em direção a uma vida mais próspera e bem sucedida , saindo da estagnação.

Alcançar resultados em qualquer área da vida.

Melhorar a performance.

Mudar de carreira.

Conquistar novas posições profissionais.

Superar limites.

Aprimorar ou desenvolver planejamento financeiro.

Melhorar ou construir seu planejamento familiar.

Realizar sonhos.

Criar novo mindset voltado para resultados, conquistas, realizações e participações.

Aumento de realização e satisfação pessoal e profissional.

Equilíbrio entre as áreas pessoal, profissional, social e familiar.

Aumento de disposição, energia e saúde.

Diminuição do stress e preocupação desnecessário.

Relacionamentos mais saudáveis, produtivos e comunicação mais eficaz.

Aumento da responsabilidade pessoal pela mudança e da autoconfiança e da autoestima.

Elevação da capacidade de administrar tempo.

Alinhamento de missão, valores e crença.

Aumento da flexibilidade e da adaptabilidade às mudança.

Estrutura básica da sessão:

Cada sessão de Coaching é composta por acompanhamento e Feedback das ações combinadas na sessão anterior e pela proposta relativa ao que será trabalhado pelo Coach e pelo Coachee na sessão atual.

Com base nisso a sessão é desenvolvida, os aprendizados são checados e as próximas tarefas são combinadas;
Tarefas essas que serão acompanhadas na sessão seguinte, reiniciando o ciclo.

Acompanhamento: Follow Up, O Coach começa a sessão conferindo com o Coachee a realização das tarefas ou ações combinadas na sessão anterior, analisar o que foi feito , como foi feito.

Proposta da sessão: A análise da execução das tarefas dará subsídios para identificar o tema a ser trabalhado durante a sessão atual.

Desenvolvimento da sessão: O Coach seleciona as técnicas e ferramentas mais adequadas de acordo com a proposta da sessão.
Aprendizados: O Coach confere o que o Coachee aprendeu a fim de torná-lo consciente de seu próprio aprendizado e de como aplicá-lo, o que irá contribuir para a melhoria contínua.

Tarefas: To Do É combinada a tarefa para a próxima sessão, e o Coachee compromete-se a entrar em ação.
Normas e orientações:

Os encontros serão previamente marcados no dia da apresentação do Coaching Education podendo ser de forma presencial ou por meios digitais (Skype).

Serão de 10 a 12 sessões (3 meses) de acordo com a evolução do cliente.

Comprometer-se a comparecer as sessões de Coaching de acordo com as datas e horários pré-agendados, o comprometimento do cliente é um dos fatores de sucesso do processo de Coaching.

As sessões canceladas só serão remarcadas se avisadas com 24 horas de antecedência e a mesma remarcada para um horário diverso sem ônus para o Coachee.

No caso de não comparecimento, sem aviso antecipado, haverá cobrança regular do valor acordado.

Todos os assuntos abordados nas sessões serão sigilosos, exceto quando há a aprovação do Coachee.

Na última sessão o Coachee deverá fazer uma avaliação sobre o processo e de sua evolução, avaliação que só será utilizada como Feedback do Coach, exceção também vale a aprovação do Coachee.

O Coachee poderá rescindir o contrato antes do fim do processo de Coaching ,sem ônus, desde que seja no trigésimo ou no sexagésimo dia depois do início do processo de Coaching. Caso tenha efetuado o pagamento antecipado do segundo e/ou do terceiro mês será restituído proporcionalmente do valor.

Para casos extraordinários, de natureza personalíssima poderá, a critério das partes contratantes, extinguir o processo de Coaching sem ônus para o Coach e para o Coachee.

A minha missão com o processo de Coaching é propor uma visão nova para o autoconhecimento que permita as pessoas, por si mesmas, a se conhecer cada vez mais e melhor.

Meu trabalho é ajudar as pessoas que estejam preparadas para a mudança radical de patamar na sua vida, para pessoas que queiram trilhar com mais eficiência e rapidez rumo ao seu propósito, a sua missão.

Pessoas dispostas a arregaçar as mangas para fazer o que realmente precisa ser feito. Sabendo que não será fácil porém tendo a certeza que a recompensa é gratificante.

Não trabalho para pessoas que fiquem sentadas no sofá e se perguntando o que o mundo pode fazer por elas, onde eu errei, pessoas que ficam perdendo tempo com pensamentos estéreis.

Trabalho para que um dia alguém venha até mim e diga que: “Por sua causa não desisti”.